quarta-feira, 24 de junho de 2015

Entardecer Sangrento (Decision at Sundown) 1957

Bart Allison (Scott) chega a Sundown pretendendo matar Tate Kimbrough, com o seu amigo Sam. Ele acredita que Kimbrough fora resposável pela morte da sua esposa, três anos antes, e agora pretende vingança.
"Decision at Sundown" é um western invulgar da dupla formada por Scott e Boetticher, onde a personagem principal costuma ser impulsionada por um acto heróico, mas aqui vamos deparar com um twist, ao encontrar o personagem interpretado por Randolph Scott a ser movido por um acto de vingança, completamente consumido pelo ódio. Boetticher consegue manter a tensão alta, neste "chamber western" onde as correntes emocionais e filosóficas são desenvolvidas lentamente e pacientemente.
Com as simpatias do filme a manterem-se longe de Bart, mesmo com este a fazer o papel de herói, a narrativa centra-se mais na cidade, como um todo. A história não é realmente a do homem bom em busca de vingança contra o homem mau, para corrigir um erro cometido muito tempo antes, mas é um tipo muito diferente de western, basicamente "High Noon" em sentido inverso, com o despertar dos habitantes da cidade contra a podridão no seu meio, em torno de um homem que não quer nem aprecia a sua ajuda. Se o filme não é realmente sobre o herói, que termina o filme consumido pelo sentimento do ódio, raiva e perda, é sobre a forma como as pessoas da cidade reaprendem colectivamente sobre o valor do auto-respeito. Kimbrough pode não ter sido totalmente responsável pela morte da esposa de Bart, mas ele é, sem dúvida, um influência malévola em Sundown, mantendo o povo dócil, com os seus homens a controlarem a lei na cidade. Liderados pelo médico local, o povo de Sumdowm vai acabar por redimir-se.
  Ao longo de todo o filme, até a personagem de Kimbrough é humanizada, com as simpatias a tornarem-se cada vez mais difusas, mais difíceis de rastrear. Não está claro desde o início, o que Kimbrough fez pelo povo da cidade concretamente, à excepção de comprar o xerife, e eleger alguns bandidos para deputados da cidade. No final é visto como um homem normal, como qualquer outro, com medo de enfrentar Bart, mas disposto a fazê-lo de qualquer modo, para manter o seu orgulho.

Link
Imdb

Sem comentários: