sábado, 27 de junho de 2015

Emboscada Fatal (Comanche Station) 1960

Loner Cody (Randolph Scott) é contratado por um rico fazendeiro para recuperar a sua esposa raptada, Mrs. Lowe (Nancy Gates), e ao conseguí-lo, terá de cumprir um longo caminho de regresso. No trajecto de volta, um fora-da-lei e seus homens juntam-se a ele apenas por interesse à grande quantia em dinheiro oferecida como prémio. Com os índios em pé-de-guerra e os bandidos como antigos inimigos, tudo se encaminha para um final explosivo...
O derradeiro filme deste aclamado ciclo, também chamado por Ranown, é mais uma obra bastante sólida,  de aventuras non-stop, que recicla e embaralha os temas do filme anterior, "Ride Lonesome". Em ambos os filmes Scott interpreta um homem que é inicialmente confundido com um caçador de recompensas, cavalgando o território do Oeste tentando enriquecer negociando pessoas, mas, que na verdade, tem uma missão pessoal a cumprir.
A maior parte de "Comanche Station" foi rodado na região norte da California, em Lone Pine, perto do sopé do Monte Whitney. As acumulações montanhosas de pedregulhos, conhecidas como Alabama Hills, são figuras proeminentes no filme, servindo como pano de fundo para a abertura e para as cenas finais, bem como proporcionam o árido e desolador campo de batalha onde a guerra entre Cody e Lane é resolvida. Dos sete filmes desta dupla, três foram filmados aqui.
Atrás destas colaborações entre Scott e Boetticher estavam dois outros homens. Harry Joe Brown produziu cinco dos sete filmes desta dupla, e Burt Kennedy, que escreveu o argumento também de cinco. Foram um exemplo da habilidade de Brown que conseguiu convencer a Columbia a produzir todos estes filmes, numa altura em que o western estava a passar para a televisão, o que marcaria o declínio do género.

Link
Imdb

Sem comentários: