domingo, 20 de setembro de 2020

Tempestade na Planície (Thunder Over the Plains) 1953

Em 1869, o Texas ainda não foi readmitido na União. O Capitão Porter (Randolph Scott), um texano, tem de cumprir ordens contra o seu próprio povo. Traz consigo o líder rebelde que sabe que é inocente do assassínio pelo qual ele é acusado. Mas na tentativa de provar a sua inocência, Porter sabe que agora ele é um homem procurado.
Realizado por André de Toth, com a ajuda do seu grande director de fotogafia Bert Glennon, que filmou com nomes tão importantes como John Ford ou Josef Von Sternberg, e que se encontrava prestes a trocar o cinema pela televisão, que filmam para extrair o máximo de realismo e impacto emocional. Aqui, uma cena filmada num bar, parece ter saído de um bar de verdade (pronunciando a técnica de iluminação natural de Clint Eastwood por décadas). 
Para além do excelente elenco, com o lendário Randolph Scott e Lex Baker nos principais papéis, o filme traz consigo uma visão essencial para os fãs dos westerns dos anos cinquenta. Foi uma época conturbada, em que apenas dois estados não tinham sido admitidos de volta na União, depois da Guerra Cívil. De Toth pinta uma cidade tenebrosa, cheia de corrupção, opressão fiscal e crime. 

Sem comentários: