domingo, 27 de setembro de 2020

Kôji Wakamatsu, Enfant Terrible

 Kôji Wakamatsu é frequentemente chamado de "Godfather" do Pinku, um género de cinema erótico que floresceu no Japão no final dos anos 60m e durou até aos anos 90. Um jovem ex-presidiário e ex- executor da Yakuza, começou a produzir filmes em meados dos anos sessenta, a uma taxa surpreendente de mais de 20 filmes em cada três anos, quando o género ainda estava mal definido, e antes dos grandes estúdios recorrerem a ele para reverterem os seus grandes fracassos da década de setenta. O seu trabalho distingue-se do restante daquele período de várias maneiras. Os filmes de Wakamatsu são facilmente reconhecíveis não apenas pelo seu experimentalismo sem fim mas com forma, mas também pelo seu conteúdo altamente político. 
Os anos sessenta foram um período altamente agitado para o Japão, com protestos generalizados contra a presença americana, marcando o aparecimento de uma nova geração influenciada pelos valores americanos e pela riqueza do "milagre económico" do pós-guerra. Muito desse conteúdo político, muitas vezes fortemente críticos à sociedade japonesa é transmitido através da transbordante sexualidade dos filmes. As duras críticas ao Japão por vezes estendem-se a cenas em que a violação e a violência sexual são usados como metáfora para tudo, desde a presença militar americana até às restrições opressivas da sociedade. 
Mas os filmes de Wakamatsu mostram uma autoria política e formal genuína, e não são simplesmente explorações baratas. Em "Secrets Behind the Walls" ele usa a sexualidade complicada dos seus personagens para expressar a sua ideia sobre a sociedade, e em "Ectasy of Angels" expressa os seus ideias revolucionários. No entanto, isso não o separa do género em que ele está envolvido. O sexo é parte integrante dos seus filmes, assim como do público que se envolve com eles. Wakamatsu é um artista singular, com uma visão singular, mas não é uma excepção neste mundo do Pink.
Nas próximas semanas vamos conhecer uma parte da sua obra. Espero que gostem, vai haver por aqui muita raridade do mundo do cinema.

Sem comentários: