quinta-feira, 24 de setembro de 2020

O Comboio das 3 e 10 (3:10 to Yuma) 1957

Dan Evans (Van Heflin), um rancheiro do Arizona que foi prejudicado pela seca, prontifica-se a levar o criminoso Ben Wade (Glenn Ford) de Bisbee para Yuma onde ele irá ser julgado. Acompanhado apenas pelo bêbado da cidade, Alex Potter (Henry Jones), Dan tem que lutar contra o capanga de Wade (Richard Jaeckel), o irmão da vitima do assassino que se quer vingar do criminoso, e também com a tentação de aceitar uma grande recompensa oferecida por Wade, em troca da sua liberdade.
Um filme sob a grande influência do enorme "High Noon", "3:10 to Yuma" tem uma premissa relativamente simples, mas permanece totalmente imersivo devido à concentração nas personagens, principalmente nos mind games psicológicos que um astuto fora da lei joga com todos ao seu redor, para conseguir ser libertado da prisão. O sentimento de total impotência para os cidadões compridores da lei, quando confrontados com homens maus, é abrangente, pois perguntamos se Evans comprometerá as suas virtudes e o senso de dever quando pressionado pelo bandido Wade.
Realizado por Delmar Daves e um argumento adaptado de uma obra de Elmore Leonard, por Halsted Welles, viria a ter um magnifico remake em 2007 realizado por James Mangold, que opunha Russell Crowe a Christian Bale. O filme de Daves não se pode dizer que seja realmente um western esquecido, mas pensei que ficaria bem neste ciclo.

 

Sem comentários: