terça-feira, 22 de setembro de 2020

Invasores (The Man from the Alamo) 1953

Em 1836, John Stroud, um dos rebeldes do Texas que estão cercados no Forte Álamo, recebe a notícia de que a sua região foi atacada pelos mexicanos. Ganha um sorteio com outros homens e sai do forte para tentar ajudar a sua família e as de seus companheiros. Ao chegar lá só encontra o filho mexicano de um de seus empregados. A sua casa foi queimada e a esposa e os filhos estão mortos. O rapaz diz-lhe que os responsáveis pelo ataque foram milicianos americanos que se aliaram aos mexicanos contra os rebeldes.
O herói carrancudo e alienado que se tornaria a peça central dos grandes westerns dos anos 50 de Randolph Scott e Budd Boetticher faz a primeira participação provisória neste filme de 1953, disfarçado de Glenn Ford, que, como o único americano a sobreviver ao Álamo, deve suportar acusações de covardia até que tenha oportunidade de provar a sua valentia.
Este exame de covardia e bravura desenrola-se numa narrativa de aventura construída de forma tensa, que Boetticher conta em apenas 79 minutos, embalando o filme com acção e detalhes sobre a personagem para apresentar o seu protagonista de fora convincente. A reputação de Stroud como um covarde também serve como uma metáfora para todos os tipos de preconceitos e vários sinais de "fraqueza" no cruel mundo da fronteira americana. 

Sem comentários: