segunda-feira, 7 de setembro de 2020

O Aventureiro Romântico (The Gunfighter) 1950

Jimmy Ringo é um pistoleiro com fama de "rápido no gatilho". Em 1880, durante uma das suas viagens, decide parar em Cayene, uma pequena cidade do Oeste. E os seus objetivos são nobres: ver o filho e reencontrar o grande amor da sua vida. Ringo é amigo do Xerife da cidade, que o protege da curiosidade dos locais. O problema é que um homem vingativo do seu passado e outros competidores descobrem que ele está na cidade e começam a armar emboscadas e a desafiá-lo constantemente para duelos.
No final dos anos 40 o western começava a crescer. Uma série de filmes, incluindo este "The Gonfighter" traziam uma temática mais complexa e obscura, ao contrário de outros westerns que se baseavam mais em tiroteios. Este filme de Henry King abordava questões bastante relevantes, como o preço da fama e a cultura das celebridades, personificado por Gregory Peck como Jimmy Ringo, um actor muito forte, que gozava do máximo respeito nesta altura da sua carreira, no papel de um rápido pistoleiro cuja fama e reputação lhe trazem muito pouco sossego.
Bob Dylan cantou sobre este filme numa canção de 1986 chamada "Bownsville Girl". Peck disse que este era um dos seus papéis preferidos, um homem em conflito, que tal como Dylan quer mudar a sua identidade e evitar ser preso ou abatido por causa da sua má fama. O que ele realmente quer é encontrar uma mulher e um terreno, para passar os restantes dias no sossego. Foi nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Original, com um dos argumentistas a ser André de Toth. 

Sem comentários: