quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Homem Sem Rumo (Man Without a Star) 1955

Dempsey Rae (Kirk Douglas) é um cowboy sem rumo que faz da sua casa um vagão de carga de um comboio, e fica feliz onde quer que ele o leve, mas a sua amizade com um novato chamado Jeff Jimson atira-o para aventuras que ele nunca teve. Os dois vão parar a uma pequena cidade do Wyoming, onde arranjam trabalho numa quinta, de uma mulher chamada Reed Bowman.
"Man Without a Star" foi um dos primeiros filmes a ser feito pela produtora de Kirk Douglas, criada para lhe oferecer mais oportunidades e melhores papéis de protagonista, pois nesta altura ele era conhecido pelo ego monstruoso que tinha, que de certa forma prejudicava a sua carreira. Para realizar ele escolhia King Vidor, um veterano já com uma carreira notável, que não fazia westerns com frequência, mas quando fazia eram costume ser bons, como era o caso de "Billy the Kid", ou "Duelo ao Sol".  Tanto este como o filme anterior de Vidor, "Rub Gentry", tinham mulheres fortes como protagonistas, neste caso era Jeanne Crain., muito bem secundada por Claire Trevor.   
O tema central do filme é o gradual desaparecimento da liberdade, à medida que o velho Oeste se acomoda e coloca arame farpado nos seus territórios, para marcar as linhas de separação. O personagem de Douglas é um viajante feliz, contente por por ir cada vez mais para o Oeste para fugir destas linhas de separação. 

Sem comentários: