quinta-feira, 9 de junho de 2016

O Vento (Finye) 1982

Dois adolescentes malineses, Bah e Batrou, oriundos de classes sociais diferentes, encontram-se no liceu. Bah é o descendente de um grande chefe tradicional. O pai de Batrou, governador militar, representa o novo poder. Os jovens pertencem a uma geração que recusa a ordem estabelecida e põe em xeque a sociedade, e vão apaixonar-se.
Realizado pelo malinense Souleymane Cissé, "Finye" confronta-nos com problemas centrais da vida mo Mali, e noutros países africanos, questões sobre a eficácia da administração e a falta de democracia nos estados governados por regimes militares, e também o velho confronto entre as idéias de "modernização" e "tradição". O filme também marca uma mudança que ocorre entre "realismo social", reconhecível pelas suas raízes europeias, e um cinema mais "metafísico",  alertando para as idéias da cultura africana. Assim, enquanto as autoridades militares cercam estudantes, em cenas familiares do cinema americano ou europeu, o avô do nosso herói está a comunicar com o espírito das árvores.
De acordo com  Manthia Diawara (1992) o realismo social do cinema africano tinha um significado um pouco diferente do que se fazia na Europa. Mais uma vez a ênfase sobre questões sociais, mas estes eram para ser vistos a partir da perspectiva de personagens marginalizados, mulheres e crianças, em vez das elites das sociedades modernizadas. Estes filmes recorriam a formas culturais populares, como música e dança, teatro popular, comédia e sátira, para expor a natureza corrupta do processo da modernização. Através destes filmes, falava-se mais directamente com o público africano. Talvez tenha sido por isso que muitos foram reprimidos pelas autoridades durante as décadas de setenta.
Era a primeira vez que um filme de Souleymane Cissé chegava a Cannes, e esta sua obra teve honras de exibição na secção Un Certain Regard. O seu filme seguinte, "Yeelen", ganharia o grande prémio do Júri, no ano de 1987, e a partir daqui o realizador do Mali passaria a ser uma presença regular neste Festival.

Link

Legendas
Imdb

Sem comentários: