segunda-feira, 13 de junho de 2016

Árvore do Conhecimento (Kundskabens Træ) 1981

A história tem lugar no final dos anos 50 em Aarhus, na Dinamarca e que segue um grupo de crianças a partir do 7 º ao 9 º grau. O que eles não tem é grande experiência da vida, mas os eventos que fazem experiência afectou-os de forma mais poderosa do que em qualquer outro momento das suas vidas. O filme em torno de Elin, a rapariga mais bonita e mais madura na sala de aula que faz com que as raparigas e os rapazes tenham ciúmes.
 "Arvore do Conhecimento" é um filme sobre a entrada na idade adulta, dirigido por Nils Malmros. Contava a vida de 17 jovens adolescentes na Dinamarca da década de cinquenta, e é filmado na escola onde o realizador tinha tido aulas, levando dois anos a ser gravado para que o desenvolvimento da vida real fosse reflectido nos personagens do elenco, tanto físico como mentalmente. Considerado um dos filmes mais astutos sobre a puberdade, mostra-nos todos os pequenos detalhes da luta interna pelo poder e a crescente sexualidade dos alunos.
Apesar de ser filmado num modo muito realista, quase documental, Malmros consegue adicionar momentos dramáticos através da música e efeitos de fundo, para aumentar eficazmente o drama. A tensão acumula-se nos últimos dez minutos do filme, e o clímax é completamente imprevisível mas inevitável. 
Foi exibido na secção Un Certain Regard.

Link
Imdb

Sem comentários: