segunda-feira, 6 de junho de 2016

Intolerância (Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages) 1916

A intolerância e os seus terriveis efeitos, são examinados em quatro diferentes eras históricas. Na Babilónia antiga uma rapariga da montanha está presa na rivalidade religiosa que leva à queda da cidade. Na Judeia, o hipócrita Pharisees condena Jesus Cristo. Na Paris de 1952, sem saber do massacre eminente do massacre do Dia de São Bartolomeu, dois jovens preparam-se para o casamento. Finalmente, na América moderna, reformadores sociais destroem a vida de uma jovem mulher e do seu amado.
Filme mais ambicioso e mais caro de D.W. Griffith, é um dos marcos históricos, não só da era do cinema mudo, como do cinema em geral. Griffith inspirou-se a fazer este filme depois de ver o épico italiano "Cabiria" (1914), do realizador Giovanni Pastrone. Foi um empreendimento colossal com cenários monumentais, trajes de época luxuosos e mais de 3000 figurantes. O filme era composto por quatro histórias distintas, mas paralelas, que demonstravam a intolerância da humanidade ao longo das eras.
Foi um filme enormemente influente, particularmente entre os realizadores europeus e soviéticos. Muitos dos assistentes de realização neste filme tornaram-se realizadores importantes de Hollywood, como Erich von Stroheim, Tod Browning, Woody Van Dyke , e o filme foi parodiado alguns anos mais tarde por Buster Keaton, em "Three Ages" (1923).
Nos anos 80, o Museu de Arte Moderna (MOMA) reconstruiu o filme com uma grande despesa, uma tarefa difícil, em parte devido ao estado do negativo original. O filme abria a edição de Cannes de 1982 com grande pompa e circunstância, e recordamos que em 1982 não era fácil o visionamento deste filme.
Faz este ano 100 anos que este filme viu pela primeira vez a luz do dia.

Link
Legendas em português
Imdb

Sem comentários: