sexta-feira, 17 de junho de 2016

Chronopolis (Chronopolis) 1982

Como nos diz a sinopse, conta a história de um alpinista obcecado, que vamos ver com o prólogo antes dos créditos de abertura, que informam da presença de Chronopolis, uma cidade imaginária que existe num manuscrito sonho da mente, onde os seus habitantes são imortais ansiando por uma mudança na sua onipresença. Eles podem ver o nosso mundo, e ver todas as pessoas, assim como este alpinista, e a sinopse explica que eles decidiram entrar em contato com ele através da alquimia, criando uma esfera inteligente para encontrar o homem.
Uma animação de 60 minutos abstrata, meditacional, atmosférica e surreal (tradução: drogas pesadas são necessárias), realizada por Piotr Kamler que geralmente fazia curtas. A descrição de fundo é de uma eterna e mística, cidade inacessível dos imortais que têm dominado o tempo e tentam quebrar a sua monotonia, chegando a um ser humano.A animação é sobre um processo enigmático interminável de preparação e de comunicação.
Não há diálogo para explicar o que acontece, apenas uma breve narração na abertura para definir o que se está a passar. Alguns filmes não podem ser descritos por palavras, mas alguns também não precisam de palavras. A fantasia de Piotr Kamler é um desses filmes. Usando um pouco da animação mais bela de sempre, é uma peça de artesanato, um filme mudo sobre uma raça de gigantes imortais aborrecidos, e entretidos com a manipulação das suas máquinas complexas numa cidade atemporal, até que um homem escalando as paredes da sua imensa cidade capta a sua atenção. Estes são os principais pontos de Chronopolis, mas as palavras realmente não conseguem explicar nada neste filme enigmático.
Teve estreia no festival de Cannes de 1982, fora de competição, e no ano seguinte ganhou o prémio da crítica no Fantasporto.

Link
Legendas
Imdb

Sem comentários: