terça-feira, 14 de junho de 2016

Dia dos Idiotas (Tag Der Idioten) 1981

Carol Schneider (Carole Bouquet) leva uma vida sem rumo, com o seu amante Alexander. Não encontrando possibilidade de se expressar na sociedade "exterior", ela muda-se para uma sociedade "interior", localizada dentro de um asilo de loucos. Ela prefere este mundo ao mundo real, apesar dos muitos terrores que este mundo apresenta, mas no fundo ela não consegue viver em nenhum destes mundos.
Carole Bouquet, famosa pelo filme de Buñuel "Esse Obscuro Objecto do Desejo", e acabada de filmar um filme para a série de James Bond, "For Your Eyes Only", interpreta o seu mais memorável papel, uma mulher louca num mundo louco, segundo uma visão atormentada de Werner Schroeter, que certamente não queria fazer um filme acessível nem evitar uma obra chocante.
A loucura como uma metáfora para as pessoas com medo das suas próprias necessidades de viver a vida no mundo real dominado por normas e instituições impessoais. Esta é uma possível interpretação, mas  Schroeter parece mais interessado em ensaiar teatralmente e sequências poéticas de loucura, em vez de pensamentos coesos.
Foi o primeiro filme de Werner Schroeter a ser selecionado para Cannes, e concorreu para o prémio principal.

Link
Imdb

Sem comentários: