quarta-feira, 8 de junho de 2016

A Noite de São Lourenço (La Notte di San Lorenzo) 1982

A noite de San Lorenzo, a noite das estrelas cadentes, é a noite em que os sonhos se tornam realidade no folclore italiano. Em 1944, um grupo de italianos foge da sua cidade toscana de St Martino depois de ouvirem rumores de que os Nazis pretendem fazê-la explodir, e que os americanos estão quase a chegar para os libertar. Esta história de sobrevivência é contada por Concetta (Moragarita Lozano), uma adorável mãe, que relembra estes acontecimentos quando tinha 6 anos. Embora a morte e o sofrimento sejam proeminentes nas suas memórias, estas por vezes também se transformam em sonhos surreais cheios de amor e jovens heróis, pintados como guerreiros gregos.
Os irmãos Taviani construiram aqui um relato épico de eventos históricos e experiências pessoais, um belo casamento de elementos realistas e poéticos que eram uma homenagem à rica tradição do neorealismo. A pedir emprestados temas de "Paisá", de Rossellini, os irmãos Taviani abrem o caminho para um avanço no cinema contemporâneo. Misturam o tema realista do passado com o elemento naturalista inerente ao seu trabalho, infundindo no filme flashes de surrealismo. É um filme cuja riqueza é sintetizada pela perfeição estética da sua imagem, e da intensidade emocional provocada pelo retrato abrupto da guerra e pelo calor que caracteriza os seres humanos.
Fotografando em cores ricas a paisagem italiana da toscânia, e complementada por uma banda sonora melancólica de Nicola Piovani, "As Noites de São Lourenço" apresenta uma visão sublime do cinema. Os irmãos Taviani tinham ganho a Palma de Ouro cinco anos antes com "Padre Padrone", e agora estavam de volta, para tentar ganhar a segunda.

Link
Imdb

Sem comentários: