sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Os Suspeitos do Costume (The Usual Suspects) 1995

O filme segue o interrogatório de Roger "Verbal" Kint, um golpista que é um dos únicos sobreviventes de um massacre realizado num navio atracado no Porto de Los Angeles. Ele conta ao interrogador uma complicada história sobre os eventos que levaram ele e outros quatro criminosos ao barco, e sobre o misterioso chefe que encomendou o ataque, um homem chamado Keyser Söze. Usando flashbacks e narração, a história de Kint fica cada vez mais complexa
"The Usual Suspects" é um desses raros thrillers em que quanto mais achamos que sabemos, menos realmente sabemos. Essencialmente é todo um grande jogo mental colocando toda a sua ênfase  num enredo intrincado para nos enganar. O aspecto que faz com que muitos telespectadores voltem ao filme para repetições infinitas é porque o argumento de Christopher McQuarrie mistura factos e ficção, de tal forma que se torna divertido descobrir quais as peças do puzzle são realmente factos.
"The Usual Suspects" é também um "one man show", Kevin Spacey no momento mais alto da sua carreira levou para casa o Óscar de Melhor Actor Secundário, o primeiro da sua carreira, com McQuarrie a levar também o de melhor argumento. O restante elenco é todo de primeira linha: Stephen Baldwin, Gabriel Byrne, Benicio Del Toro, Kevin Pollak, Chazz Palminteri, Peter Postlethwaite, entre outros. Era a segunda longa metragem de Bryan Singer. 

Sem comentários: