sábado, 2 de janeiro de 2021

Um Corpo no Deserto (Lone Star) 1996

O xerife de uma pequena cidade do Texas encontra os restos mortais de um criminoso supostamente banido pelo lendário Buddy Deads há 40 anos e, ao investigar, acaba por ter de lidar com mágoas passadas do falecido pai.
"Lone Star" começa com a descoberta de um esqueleto humano semienterrado no deserto do sul do Texas e, embora esse mistério forme o núcleo central do filme, este está densamente envolvido em sub-tramas e caracterizações interligadas que facilmente esquecemos a história principal.
John Sayles, argumentista e realizador independente já com um corpo de obra assinalável, realiza um filme incrivelmente diverso, complexo e intrigante, que explora una infinidade de assuntos, suficientes para preencher  pelo menos quatro filmes menores. Qualquer uma das subtramas parece o suficiente forte para se sustentar sozinha, mas Sayles divide-as harmoniosamente para se encaixarem todas umas nas outras. Em pouco mais de duas horas ele tece com sucesso uma teia emaranhada contendo a história de um crime com mais de 40 anos, e várias histórias geracionais de pais e filhos, de mães e filhas, todas as quais explorando o escaldante assunto das relações raciais na fronteira entre o México e o Texas, redenção, hipocrisia, e a natureza das relações quebradas.
Sayles conseguiu uma nomeação para o Óscar de Melhor Argumento, que repetia a conseguida 4 anos antes, por "Pasion Fish".

Sem comentários: