sábado, 16 de janeiro de 2021

O Apóstolo (The Apostle) 1997

Em 1939, numa pequena cidade do Texas, um pastor popular (Robert Duvall) prega fervorosamente. A sua esposa (Farrah Fawcett), cansada da relação, apaixona-se por um pastor mais jovem. O marido abandonado não aceita a situação e tenta a reconciliação sem sucesso. Num momento de desespero agride o rival com um bastão de basebol, deixando-o em coma. Em virtude do acontecido ele deixa a cidade e, com um novo nome, chega numa pequena cidade da Louisiana. 
A verdadeira fé e a sua expressão através da religião organizada é um assunto difícil de ser abordado de frente num filme, e por isso poucos o fazem. Mesmo realizadores mais religiosos, como Scorsese ou Bergman geralmente tratam desta questão de forma mais implícita. Foi por isso que Robert Duvall levou 15 anos para trazer esta história para o grande ecrã, e mesmo assim não conseguiu financiamento diferente, acabando por colocar 5 milhões de dólares do seu bolso. Duvall assumiria o argumento, a realização e ainda interpretou o papel principal.
Como realizador, a câmara de Duvall simplesmente capta o que está à sua frente, com muito pouca intrusão. Não há shots extravagantes de guindaste, ou close-ups excessivos, Duvall sabia o poder das personagens do seu filme, e muitos deles são actores não profissionais e habituais frequentadores das igrejas. Desta forma, "O Apóstolo" desenrola-se quase como um documentário, não apenas na sua simplicidade técnica, mas em todo o sentido da realidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Link não está disponível.

Obrigado