quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Jogos de Prazer (Boogie Nights) 1997

Eddie Adams (Mark Wahlberg) é um jovem de 17 anos sexualmente bem-dotado. Ele é descoberto por Jack Horner (Burt Reynolds), um realizador veterano que o transforma em Dirk Diggler, uma celebridade da subcultura do mundo porno no apogeu dos anos 70. O sucesso faz com que Eddie se envolva no mundo das drogas e a fama pode ter um preço.
Embora "Boogie Nights" não seja o primeiro filme de Paul Thomas Anderson, foi o trabalho que o trouxe para a ribalta, e a primeira exposição que muitos puderam ter do seu excelente trabalho. Como já era evidente no seu filme anterior, "Hard Eight", Anderson tem um talento especial para a caracterização, e em usar o movimento de câmara e a música para criar sons tão bem, que poderíamos dizer que vinha de um Scorsese. Apesar de nem todos possam achar o filme do seu agrado, alguns possam considerar longo demais ou fora de foco, não há que negar que o filme seja corajoso, e tenha momentos de um brilho inegável. 
Anderson tinha apenas 26 anos quando escreveu e realizou o filme, e conseguiu reunir um grande elenco entre jovens actores em ascensão, e estrelas já firmadas. Para além de Whalberg e Reynolds, contava com Julianne Moore, John C. Reilly. Don Cheadle, Heather Graham, William H. Macy, alguns deles viriam a ser recorrentes nos futuros filmes do realizador. Valeu 3 nomeações para os Óscares: Reynolds, Moore, e o argumento. 

Sem comentários: