quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Seis Mulheres Para um Assassino (Sei Donne per L'Assassino) 1964

Isabella, uma jovem modelo, é assassinada por uma misteriosa figura mascarada numa pensão dirigida por Max Morlan e a sua amante, a condessa Christina Como. Enquanto que o namorado dela é suspeito do crime, o seu diário que aparentemente tem alguma pista incriminatória que a ligam ao assassino, desaparece, e o assassino mascarado começa a perseguir todas as modelos que vivem na pensão, quem sabe para obter o diário.
Embora um grande número de filmes de Mário Bava possam ser considerados essenciais para os interessados na história do cinema, poucos tiveram o impacto deste "Blood and Black Lace". Depois de ter lançado o género giallo com "A Mulher Que Sabia Demais" e ter conquistado o público internacional com "Black Sabbath", Bava procurou não repetir a fórmula de um serial killer à solta. Evitando a história de detective tentou uma abordagem mais artística sobre o crime, e deu à luz um sub-género que dominaria o cinema de terror americano nos anos oitenta, o slasher. 
Este filme era marcado por crimes intensos e brutais, com várias mulheres a morrerem às mãos de um louco cuja máscara branca e vazia é estranhamente vazia de expressões ou emoções. Muitos filmes posteriores de terror têm as suas raízes nesta obra prima de Bava, desde o Michael Myers de "Halloween", ao Jason de "Sexta-Feira 13", passando pelo Freddy Krueger de "Pesadelo em Elm Street".  
O talento mais marcante do realizador é o olho visual para o uso das cores, que dão ao filme um estilo e aparências únicos. A câmara lentamente desliza pelos corredores entre as modelos, capturando a sua beleza e a impressionante brutalidade dos seus assassinatos. Os crimes são altamente perturbadores na sua selvajaria, estrangulamentos, afogamentos, e uma escaldadura torturante. A excelência da realização de Bava também se estendia ao elenco, com a escolha de nomes como Cameron Mitchell ou Eva Bartok, com interpretações sólidas. 
O maior problema que o filme enfrenta hoje, é que já foi imitado tantas vezes, inclusive no cinema popular, que algumas das suas cenas podem ser consideradas clichés, quando na realidade foi Bava quem lá chegou primeiro. 

Link
Imdb

Sem comentários: