segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Cinco Bonecas para a Lua de Agosto (5 Bambole per la Luna d'agosto) 1970

George Stark é um rico industrial que convida cinco amigos de negócios, e as suas esposas, para a sua ilha isolada no Mediterrâneo para um fim de semana de relaxamento e também de negócios, quando lhes apresenta o professor Farrell, um brilhante químico, que tem umas ideias de negócios para o grupo. Contra a vontade de Farrell os convidados tentam obter informações extra do químico, e começam a ser assassinados, um a um. O assassino está entre eles, e ninguém confia em ninguém. 
Depois de estrear "Danger: Diabolik", em 1968, o seu filme de maior sucesso comercial, Mário Bava regressou ao épico histórico ao dirigir dois episódios de uma série sobre as aventuras de Ulisses, chamada "Odissea", séria essa que, sem surpresa, teria uma versão cinematográfica. Seriam precisos mais dois anos para Bava regressar em pleno a outra longa-metragem, e apesar de toda a extravagância, e o sucesso, de "Diabolik", Bava preferiu regressar às produções de baixo orçamento, em pequena escala, de argumento confuso e com muitos choques. A partir de 1970, e com poucas excepções nos anos subsequentes, a produção cinematográfica de Bava seria reduzida significativamente, e quase sempre no território do terror gótico ou do giallo, com vários insucessos comerciais neste período. Insucesso comercial não é sinónimo de mau filme, obviamente.
"Cinco Bonecas para a Lua de Agosto", basicamente, era um riff do modelo de "Ten Little Indias", de Agatha Christie explorando a paranoia crescente num grupo de pessoas ricas, emocionalmente e moralmente promíscuas, presas numa ilha com um assassino que pode ser qualquer um deles.
Enquanto que Mário Bava deu o pontapé de saída ao ciclo do giallo com "A Rapariga Que Sabia Demais", ele não estava de forma nenhuma interessado em redefini-lo, pelo contrário, ele preferiu usar a fórmula e lançar as bases para algo diferente, que podemos chamar de proto-slasher, como veremos mais à frente neste ciclo. Deste "Cinco Bonecas para uma Lua de Agosto" diz-se fazer parte do caminho de Bava para chegar a "Bay of Blood", que muitos fãs consideram ser a obra prima do realizador. 

Link
Imdb

Sem comentários: