quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Baía Sangrenta (Reazione a Catena) 1971

Uma velha senhora é herdeira de uma grande fortuna, e é morta pelo marido que quer o controlo da herança. O que se segue é uma série de assassinatos com parentes e amigos a tentarem reduzir o campo da herança, complicado por alguns jovens adolescentes que decidem acampar num prédio em ruínas da propriedade.
Considerado como um dos melhores filmes de Mário Bava, "A Baía Sangrenta" (internacionalmente também é chamado por "Bay of Blood" ou "Twitch of the Death Nerve") é notável pelo impacto que teve no futuro género americano chamado de slasher, paticamente codificando os passos básicos para lançar o filme de "body count". Apesar de um filme anterior de Bava, "Seis Mulheres Para o Assassino", já funcionar dentro destes moldes, quatro componentes chave fazem deste filme o verdadeiro percursor dos  slashers dos anos 80, e uma grande influência para "Halloween" de John Carpenter, e o famoso "Sexta-Feira, 13": o local rústico com cenários à volta de uma comunidade pouco desenvolvida à beira de uma baía, jovens errantes (um casal desinibido e excitado e outro atormentado), mortes brutalmente violentas, e o tratamento da morte como outro nível de gratificação sexual. 
"Bay of Blood" era um filme desagradável de vários pontos de vista, e consequentemente foi banido em vários países. As cenas mais gráficas não são difíceis de detectar, e incluem o enforcamento de uma mulher deficiente, um corte gutural gráfico (embora brilhantemente editado), uma decapitação ainda mais gráfica e uma humilhação freudiana em que um casal copulando é simultaneamente morto por uma lança. 
O orçamento era baixo, dois dos interiores dos cenários pertenciam ao produtor e ao realizador, e o filmem apesar de tudo, está mais próximo dos giallos dos anos 70 do que dos slashers dos anos 80. Bava era simultaneamente realizador, argumentista e director de fotografia, com Stelvio Cipriani a colaborar pela primeira vez com o realizador na banda sonora. 

Link
Imdb

Sem comentários: