quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Spiritual Voices (Dukhovnye golosa. Iz dnevnikov voyny. Povestvovanie v pyati chastyakh) 1995

Em 1994, Alexander Sokurov acompanhou as tropas russas designadas para um posto militar algures na fronteira entre o Tajiquistão e Afeganistão,  para filmar as suas experiências. Enquanto forças tribais não identificadas ocasionalmente envolviam-se com as tropas em escaramuças, este documentário assombroso narra o tempo de inatividade antre actividades.
O mundo militar da antiga união soviética é motivo de interesse de Sokurov, tanto devido à sua ligação autobiográfica com o tema, porque a sua infância foi passada a seguir as pisadas do pai, um soldado no exército soviético, e porque o exército é uma das principais instituições do país, que durante décadas marcou a vida de grande parte da população russa. Sokurov fez três filmes sobre a vida militar: "Spiritual Voices", "From the Commander’s Diary" e "Soldier’s Dream". Enquanto que os dois últimos são praticamente desconhecidos, "Virtual Voices" era um documentário de longa duração, com cerca de 5 horas e meia, que apenas tem sido exibido em festivais alternativos de cinema, e centros de arte contemporânea.
"Spiritual Voices" era uma meditação cinematográfica sobre a guerra e o espírito do exército russo. Estruturado em cinco partes, ou episódios ( com38, 33, 87, 77 e 92 minutos, respectivamente), é um diário atemporal, com grande parte a ser filmada no campo de batalha. A fotografia da paisagem tem um papel de destaque no filme, mas a música, que inclui trabalhos de Mozart, Messiaen e Beethoven, e o som, são também muito importantes. 
O filme reúne todos os elementos que caracterizam o cinema de Sokurov, os takes longos, o processamento de imagem e o método de filmagem bastante elaborados, a mistura entre documentário e ficção, a importância da paisagem, e o profundo sentido metafísico de um realizador que trás transcendência a gestos do quotidiano.
Filme escolhido pelo Allan Jones Martins Mororó, e tem legendas em inglês.

Parte 1
Parte 2
Imdb

Sem comentários: