segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Blue Collar (Blue Collar) 1978

Três trabalhadores, Zeke (Richard Pryor), Jerry (Harvey Keitel), e Smokey (Yaphet Kotto), trabalham juntos numa fábrica de carros. Uma noite, quando conseguem separar-se das suas mulheres para se divertirem têm a ideia de roubar o sindicato local. Colocam a ideia em prática mas só conseguem roubar 600 dólares, embora Zeke perceba que também conseguiram algum material "quente". Resolvem chantagear o próprio sindicato, mas ficam surpreendidos pelo facto do sindicato revelar que perdeu 10 mil dólares no roubo, e as coisas começam a complicar-se...
Obra de estreia de Paul Schrader, é um filme muito seguro para quem está a realizar pela primeira vez. Tendo observado de perto a realização do seu argumento em "Taxi Driver",  Schrader emergia assim no grupo dos chamados de "Nova Hollywood", da qual faziam já parte realizadores como Scorsese, De Palma (com quem ele já tinha trabalhado), Coppola, Cimino, entre outros. "Blue Collar" era o tipo de filme duro e realista, uma espécie cada vez mais difícil de encontrar no cinema americano, com uma forte mensagem social que permanecia relevante numa altura em que as grandes empresas ainda controlavam a política e mantinham as classes mais baixas dóceis, através de preconceitos.
Os três principais actores têm alguns dos seus papéis mais fortes. Keitel prova mais uma vez que está à altura de De Niro ou Pacino, embora nunca tenha tido a sorte de entrar em filmes tão marcantes como "Taxi Driver" ou "The Goodfather". Yaphet Kotto bastante intenso, enquanto que Richard Pryor, um nome forte na comédia, mostra que também pode brilhar em papéis dramáticos. 
Embora um pouco esquecido, é um filme que deve ser visto por todos os fãs da Nova Hollywood".
Filme escolhido pelo Miguel Meira. 

Link
Imdb

Sem comentários: