sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Eureka (Yurîka) 2000

O filme começa com um psicopata armado a desviar um autocarro nuns subúrbios do Japão. No rescaldo de um tiroteio violento com a polícia, apenas três pessoas do autocarro sobrevivem: o motorista, uma jovem estudante, e o seu irmão mais velho. Em choque, o motorista desaparece, e as crianças retiram-se para o seu próprio mundo silencioso. Dois anos depois, o motorista regressa à cena do crime, e começa a juntar os pedaços da sua vida. Descobre que os outros dois sobreviventes agora vivem sozinhos na casa dos pais. A mãe fugiu, o pai morreu, e eles recusam-se a falar com mais alguém. Desesperado para ajudá-los a ligarem-se ao mundo, vai viver com eles.
Filmado em sepia Cinemascope, é uma filme arrebatador visualmente. Misturando a sua história do luto com elementos de suspense, a polícia acha que o motorista é um serial killer que anda a atacar pelas redondezas, "Eureka" causa uma sensação palpável de desconforto.
O realizador Shinji Aoyama, habilmente cria tensão do nada, construindo sobre a sua estrutura um pouco desequilibrada com uma série de shots longos que enfatizam os silêncios perturbadores. Esta sensação malévola poderia sugerir que o filme estivesse a mover-se para um tipo de terror como o de "The Ring", mas o verdadeiro terror deste filme vem de saber que os personagem olhavam para o abismo e voltavam vazios interiormente.
É um filme maravilhoso em todos os sentidos, um estudo quase perfeito de como o mundo continua depois da tragédia, e que as coisas nunca mais voltarão a ser as mesmas. O realizador disse que o filme foi inspirado por uma série de fontes: o incrível aumento de violência sem sentido no Japão, a música dos Sonic Youth e Jim O'Rourke, um desejo de filmar na sua terra natal de Kyushu, e o filme de John Ford, "The Searchers". Todos estes factores foram combinados com uma grande simplicidade.
Filme escolhido pelo Nuno Simões. 

Link
Imdb

Sem comentários: