sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Seasons of the Year / Life (Vremena Goda/Kyanq) 1975/1993


Os filmes do arménio Artavazd Péléchian estão entre os documentários mais impressionantes da era soviética do pós-guerra.Treinado nas salas de aula da famosa escola de Moscovo, VGIK, Péléchian começou a desenvolver um estilo singular desde os seus primeiros filmes. Ao contrário de muitos dos seus pares mais políticos, Péléchian explorou temas mais humanistas numa escala universal, usando imagens de pessoas, animais e natureza lindamente fotografados para comentar sobre o tempo e a condição humana. A chave da sua obra é a teoria da montagem distante, em que as ligações temáticas são feitas ao longo do filme, e não através de cortes directos. Ele explicou o conceito desta forma: "Eisenstein’s montage was linear, like a chain. Distance montage creates a magnetic field around the film. It’s like when a light is turned on and light is generated around the lamp. In distance montage, when the two ends are excited, the whole thing glows."

Hoje temos dois filmes deste documentarista:
Seasons of the Year ( Vremena Goda, 1975) - A última colaboração entre Artavazd Péléchian e director de fotografia Mikhail Vartanov é um filme-ensaio sobre os pastores na Arménia, sobre a contradição e a harmonia entre o homem e a natureza, com "Four Seasons" de Vivaldi como banda sonora.
Life (Kyanq, 1993) - Primeiro filme de Péléchian a cores, descreve o nascimento de um ser humano e o significado deste evento. 
A escolha destas duas curtas-metragens foi do Luís Mendonça.

Seasons of the Year
Imdb

Life
Imdb

Sem comentários: