terça-feira, 14 de agosto de 2018

Fantasma (Phantasm) 1979

Mike, um jovem adolescente, acaba de perder os pais, e com medo de perder o irmão segue-o a um funeral, onde testemunha um estranho homem a quem chama de "Tall Man" levantar um caixão sozinho. Resolve investigar por conta própria, e descobre que este individuo tem poderes sobrenaturais e está a reduzir os corpos mortos a metade do seu tamanho e a transformá-los em escravos. Agora, Mike, só tem de convencer o seu irmão de que esta história é verdadeira, e impedir o Tall Man de conquistar o mundo.
Um sucesso modesto nos cinemas em 1979, "Phantasm" de Don Coscarelli, é um híbrido de terror / ficção cientifica inteligente, embora ligeiramente incoerente, e com um orçamento bastante reduzido, tornando-se num fenómeno de culto com o aparecimento dos vídeos caseiros e da televisão por cabo no início dos anos oitenta. O filme tem um charme incontestável que não era muito vulgar num trabalho de tão baixo orçamento, sendo em alguns pontos arrepiante e assustador da melhor forma possível.
Don Coscarelli tinha 24 anos quando o escreveu, fotografou, montou, realizou, embora já tivesse dois filmes no seu currículo, "Jim the World’s Greatest" (1976) e "Kenny & Co." (1976), dois filmes virados para o público juvenil, que viam o mundo através dos olhos dos seus jovens protagonistas. Coscarelli adaptou a mesma abordagem narrativa para "Phantasm", usando os dois irmão jovens como personagens centrais. O núcleo dramático do filme é surpreendentemente forte, com o vínculo fraternal entre Mike e Jody, os dois irmãos, a darem ressonância emocional a partir do momento em que começam a descer ao mundo do sobrenatural. Deu posteriormente origem a várias sequelas.
Filme escolhido pelo Carlos Alberto Carrilho.

Link
Imdb

1 comentário:

Pedro Pereira disse...

One vi o death note da Netflix. Lá pelo meio vê-se se uma tv a transmitir este.