terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

The Lonely Voice of Man (Odinokiy Golos Cheloveka) 1987



Um jovem soldado regressa do campo de batalha, e tenta conquistar uma relação com uma jovem local. A incapacidade de comunicarem e lidar com as suas vidas lembra-nos das pessoas que não conseguem sobreviver. A combinação de imagens de vídeo, tanto em fotografias como em imagens em movimento, é bastante bem conseguida aqui, unindo duas décadas, entre 1902 e os anos 20. No final tudo é húmido, escuro, e ameaçador.
Originalmente concebido por Sokurov como defesa do seu diploma na VGIK, "The Lonely Voice of Man" foi banido na URSS até à "glasnot". Depois de ser lançado foi imediatamente aclamado e nomeado para um elevado numero de prémios, sendo o mais importante o Leopardo de Bronze no Locarno International Film Festival.
Todos os actores do filme eram amadores, que combinados com as paisagens provincianas criam um senso de realismo. Sokurov já começa a aproximar-se do seu tema principal - a separação trágica entre o corpo e a alma. No seu diário, Sokurov escreveu que no livro de Platonov, de que é adaptada esta história, ele viu a história de um "coração fraco", para o qual a felicidade era um trabalho difícil. O amor e a vida em curso são eternas, mas inatingíveis para os sonhos das personagens.

Link
Imdb

Sem comentários: