quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O Sheriff e a Loira (The Sheriff of Fractured Jaw) 1958

Jonathan Tibbs (Kenneth More) decide que precisa de vender as armas fabricadas pela sua família e, para isso, decide ir onde há demanda por elas: ao Oeste selvagem! Devido a uma serie de equívocos e mal entendidos, Jonathan Tibbs é confundido por um atirador e nomeado xerife na cidade sem lei de Fractured Jaw! Ele apaixona-se por Kate (Jayne Mansfield), a dona do saloon local, e torna-se irmão de sangue de uma tribo indígena da região. Usa a sua classe e ingenuidade na tentativa de negociar a paz e harmonia numa cidade conhecida pela discórdia.
"The Sheriff of Fractured Jaw"  lembra-nos a série "Carry On", ao centrar-se na personagem de um cavalheiro inglês, alheio aos perigos que corre, como um peixe fora de água,  no Oeste selvagem, onde sem se dar conta se torna o xerife de uma cidade problemática. Tem todos os elementos habituais para as personagens de Kenneth More, o ingénuo e encantador Jonathan Tibbs, e a sexy Jayne Mansfield como a atrevida dona de um bar, que trás ao personagem principal uma enorme variedade de problemas. E ainda tem um pequeno papel para um actor habitual na série "Carry On", Sidney James. E é ao ritmo da série "Carry On" que vamos deslindando o argumento, cheio de sub plots, que inclui guerras entre rancheiros rivais, problemas com índios locais, e, claro, muito romance.
Talvez ninguém esperasse uma incursão de Raoul Walsh neste tipo de comédia, já numa fase tão avançada da sua carreira, ainda mais vindo de um realizador conhecido como "durão". Mas acabaria por ser uma abordagem muito interessante, e seria o primeiro western de sempre a ser filmado em Espanha, nos mesmos cenários onde poucos anos mais tarde seria filmada a trilogia dos dólares, de Sérgio Leone.

Link
Imdb

Sem comentários: