quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Histórias de Cozinha (Salmer fra Kjøkkenet) 2003



"Kitchen Stories" é sobre o conflito entre tecnologia e tradição.Cientistas e outros idealistas estão sempre a pensar em novos modos de reduzir tempo gasto na execução de tarefas triviais. Um cientista sueco decide que vai revolucionar e simplificar o modo como as pessoas utilizam as suas cozinhas. Conduz um estudo para documentar o que as pessoas fazem na cozinha e, com esses dados, promete resolver o problema e oferecer uma alternativa eficiente.
Os objectos para este estudo são homens solteiros noruegueses. É aqui que começa o absurdo. Para cada norueguês é apontado um observador, que passa a maior parte do tempo na cozinha, a documentar o que o outro faz, para quando chegar ao fim do dia, documentar tudo na roulotte que o acompanha. O seu papel é estritamente para observar, e não devem intervir, ou falar com os seus súbitos.
Isak é um solteirão solitário que se inscreve no programa porque lhe foi prometido um cavalo, que acabou por ser um brinquedo em miniatura. Sente-se enganado, e tenta enganar o observador fazendo-o crer que ele não usa a cozinha. De repente, Isak e Folke, o observador sueco, também ele um homem solitário, começam uma relação de amizade que pode colocar em causa todo o processo.
"Kitchen Stories" funciona, pela sua marca de humor único, que desafia tanto as convenções como a razão. Varia da hipocrisia ao cinismo, mas é constantemente eficaz. A natureza absurda dos personagens e a estranheza da situação torna o filme numa abordagem muito original sobre o tema da solidão. O filme também funciona como uma declaração definitiva da tecnologia, e como a procura do avanço tecnológico, no entanto benéfico, é impessoal e muitas vezes um prejuízo para o valor de uma simples vida.
Realizado pelo sueco Bent Hamer, que co-escreveu o argumento com o norueguês Jörgen Bergmark. 

Link
Imdb

Sem comentários: