terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Chungking Express (Chungking Express) 1994



 A ligação entre o amor e o desgosto são o tempo e a solidão. "Chungking Express" é dividido em duas partes, sendo a primeira sobre o desgosto de amor. O amor traz-nos luz e alegria, no entanto, as pessoas mudam, e por vezes o amor é substituído por um vazio emocional e uma capacidade de realização. Os dois personagens principais na primeira metade do filme são o Polícia 223 e uma contrabandista misteriosa, vista apenas com uma peruca loira, óculos de sol vermelhos e uma capa de chuva. Estes dois personagens interagem em apenas 10% do filme, mas o seu encontro deixa-lhes marcas que perdurarão por uma vida inteira. A segunda história é sobre outro polícia, o 663, e a sua separação de uma hospedeira de bordo. Ele conversa com as suas mobilias, até conhecer uma nova rapariga num bar.
A primeira vez que Wong Kar Wai atraíu a atenção do ocidente foi com "Chunking Express", o seu terceiro filme, lançado em 1994. Na verdade, o filme foi feito durante uma pausa na pós-produção de "Ashes of Time" (Dung Che Xai Duk), um Wuxia muito elaborado, que tinha sido iniciado bastante anteriormente e que estava a ser orientado segundo as linhas mainstream do cinema oriental. "Chungking Express", feito com uma orçamento muito menor, por contraste, representava uma continuação do desenvolvimento do seu estilo pessoal, que já vinha a ser utilizado nas suas primeiras obras: "As Tears Go By" e "Days of Being Wild". A cada passo sucessivo nesta progressão, a narrativa de Wong parece mais sem rumo, menos estruturada. O foco é cada vez mais sobre o "mood" psicológico das personagens.
Com uma grande elegância visual, foi filmado com a câmara ao ombro, num curto espaço de tempo, e em espaços apertados, que obrigavam a uma grande inspiração artística. O argumento era apenas uma idéia que foi sugerida aos actores, que dão prestações notáveis. Passou por vários festivais na Europa e a na América, chamando a atenção para o nome do realizador, chegando a ser considerado o melhor filme da década de 90 alguns anos mais tarde.

Link
Imdb

Sem comentários: