domingo, 14 de março de 2021

Ultraje (Outrage) 1950

Ann Walton, uma jovem feliz e sem grandes preocupações, é atacada por um violador ao voltar do trabalho. Fica tão traumatizada que foge do lar e do noivo. Muda de identidade e tenta reconstruir a vida na Califórnia. Mas depois do assédio de um colega, é assaltada pelas recordações da sua tragédia pessoal...
Akira Kurosawa teve todos os créditos sobre filmes que lidam com violações graças a "Rashomon", mas este pequeno filme de Ida Lupino é muito mais focado no assunto, principalmente com as suas consequências dolorosas. Tem alguns problemas, em parte por causa do seu orçamento reduzido, mas é um bom filme por mérito próprio que merece ser muito mais reconhecido, debruçando-se sobre a vítima, em vez de tratá-la como uma ferramenta. Era importante romper e abrir algum discurso legítimo sobre um assunto sério que tinha sido completamente ignorado no cinema americano.
Os filmes seguintes de Lupino já seriam filmes mais cuidados, mas este ainda tem um orçamento bastante reduzido, e um elenco de desconhecidos, com Mala Powers no papel da protagonista, uma jovem em inicio de carreira, ao lado de outros actores também desconhecidos: Tod Andrews e Robert Clark. O argumento seria escrito entre Lupino, Collier Young, na altura o seu marido, e Malvin Wald.

Sem comentários: