sábado, 6 de março de 2021

Com o Amor Nasceu o Ódio (Road House) 1948

O proprietário de uma casa de espectáculos numa pequena cidade do interior, Jefty, contrata em segredo a cantora Lily Stevens, contra a opinião do seu gerente Pete Morgan. Jefty sente-se atraído por Lily, que, por sua vez, exercita um certo fascínio sobre o resistente Pete. Quando Pete finalmente se apaixona por ela e ela recusa o pedido de casamento de Jefty, a situação irá atingir um nível totalmente inesperado.
"Road House" era um filme para Ida Lupino brilhar. A sua estranha forma de atração causa uma briga entre amigos, uma "femme fatale" indirecta. Uma personagem central feminina fortemente desenvolvida, em pleno auge do "film noir", que é o motor que impulsiona todo o drama e conflito. 
Realizado por Jean Negulesco, a trabalhar pela segunda vez com Lupino, é o último de uma série de cinco noirs realizados pelo realizador romeno, sendo também o melhor desses cinco filmes. É um filme memorável graças a uma interpretação corajosa de Ida Lupino, como uma cantora de cabaret cínica que encontra o amor. O filme tem um momento que ficou famoso, com a actriz a cantar "One for My Baby", com acompanhamento de piano solo de blues, onde toda a sua sensualidade é palpável e provocante. 
Richard Widmark também tem uma presença forte, como Jefty, apenas no seu terceiro papel, e depois de ter conseguido uma nomeação para o Óscar na estreia, com "Kiss of Death", de Henry Hathaway, outro Noir, território onde ele se estava a tornar especialista. No elenco destacam-se ainda Cornel Wilde e Celeste Holm. 
 

Sem comentários: