quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Poseban Tretman (Poseban Tretman) 1980

Carregada com algum comentário social e político, esta comédia ocasionalmente hilariante e consistentemente engraçada, olha para um alcoólatra, Dr. Ilich (Ljuba Tadic), que trata o alcoolismo nos outros com uma mão de ferro e uma abordagem terapêutica invulgar. Entre a música de Wagner e uma dieta em que as maçãs aparecem em destaque, o médico está convencido de que os seus pacientes serão curados. O que realmente os aflige, é o que lhes causou o problema do álcool, então quando o médico leva os seus seis pacientes a uma cervejaria próxima para demonstrar o sucesso do seu tratamento, o resultado é o caos.
Goran Paskaljevic, natural da antiga Jugoslávia, do território que é hoje a Sérvia, conta-nos uma história de um grupo de alcoólatras em recuperação e o seu respectivo médico. O grupo, ao longo do filme, é retratado como submisso, embora não no sentido de precisarem de um tratamento radical que lhes altere a vida, como é o tratamento do Dr Ilich. São forçados pelo estado a se comprometerem totalmente com o tratamento, o que significa que não são voluntários, e não terão vida fora do tratamento até estarem totalmente "curados".
O filme é menos sobre questões de doença e tratamento do que é sobre questões sobre poder e autoridade. O doutor está a dominar questões quase absurdas sobre este grupo de pacientes, mas esta obra também fala sobre outras verdades nas entrelinhas. Alguns dos actores envolvidos eram alcoólicos de verdade, e de certa forma este era o papel das suas vidas. Peter Kralj, um dos protagonistas, chegou mesmo a dizer: "Quando eu estava sóbrio o nervosismo fez-me gaguejar em cena, e enquanto eu estava bêbado a gagueira desapareceu, mas, infelizmente, a minha memória também, o que me fez esquecer algumas frases." 
Nomeado para a Palma de Ouro. Legendas em inglês.

Link 
Imdb

Sem comentários: