sábado, 4 de janeiro de 2020

Cécile Est Morte! (Cécile Est Morte! ) 1944

Há seis meses que Cécile anda a pedir protecção para a polícia, convencida que a sua vida corre perigo. Ninguém parece acreditar nela, apesar dela estar convencida que alguém anda a fazer repetidas visitas noturnas à casa onde vive com a tia. Como a polícia não parece querer ajudá-la pede ajuda ao irmão para vigiar o seu apartamento de noite em troca de dinheiro. O Inspector Maigret anda demasiado ocupado com crimes que já tiveram lugar para dar resposta aos medos de Cécile. Até que uma jovem mulher desconhecida é encontrada morta num quarto de hotel com a cabeça cortada, e com o nome "Cécile" escrito no espelho. 
Depois de uma interpretação bastante convincente como Inspector Maigret em "Picups" de Richard Pottier, um filme que não veremos neste ciclo, Albert Préjean voltaria ao papel mais duas vezes, assistido por André Gabriello, o seu sidekick Lucas. O filme, apesar de bastante interessante, falha um pouco na captura da atmosfera dos livros de Georges Simenon, com Préjean a dar uma interpretação mais rebelde da personagem, apesar do filme ter uma fotografia bastante noir, e uma iluminação que cria um ambiente de tensão e opressão crescente.
Seria o último filmes que Maurice Tourneur fazia para a Continetal, um realizador cheio de recursos que na sua juventude tinha sido um dos grandes pioneiros do cinema americano, autor de joias cinéfilas como "The Blue Bird" (1918). No seu regresso a França, no início do cinema sonoro, Torneur dedicou-se mais a filmes de crime, desenvolvendo a estética do cinema noir. O seu filho Jacques tinha ficado nos Estados Unidos, e por esta altura tinha já alcançado sucesso na RKO, com filmes de série B como "Cat People", "I Walked With a Zombie" ou "The Leopard Man".
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: