sábado, 11 de janeiro de 2020

O Plano dos Seus 19 Anos (Jukyusai no Chizu) 1979

Um jovem faz um mapa de um bairro onde entrega jornais. Mantém um dossier de cada família onde regista os seus hábitos, e avalia o quanto não gosta deles. Uma família, por exemplo, tem um X porque o seu cão ladre muito. Um homem recebe um X porque se recusa a pagar as suas contas. O mais assustador é que este jovem declara ser da extrema-direita, e em breve começa a perseguir estas famílias com ameaças de bombas.
Produzido de forma totalmente independente, este filme de Mitsuo Yanagimachi (realizador do documentário Godspeed You! Black Emperor")  não seria apenas a sua primeira longa metragem de ficção, como seria também a sua primeira colaboração com o  escritor Kenji Nakagami, autor da "short story" na qual este filme é baseado, e com quem ele trabalharia anos mais tarde naquela que é considerada a sua obra-prima, "Himatsuri" (1985). 
Seguimos um jovem problemático que podia ser um qualquer candidato a terrorista nos dias de hoje, mas Yanagimachi em vez de nos apresentar explicações simples para este comportamento anti-social, apenas descreve as acções e permite e decida porque razão estas coisas estão a acontecer. Questões de responsabilidade pessoal versus influências sociais, são completamente deixadas ao espectador para ele resolver. 
Honras de passagem por Cannes, seria exibido na Semana Internacional da Crítica, e alguns meses depois passaria pelo Festival da Figueira da Foz.
Legendas em Inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: