domingo, 12 de janeiro de 2020

O Bando de Jesse James (The Long Riders) 1980

As Origens, façanhas e o destino final do bando de Jesse James, são contados num retrato simpático dos assaltantes de bancos compostos por irmãos, que iniciam os seus lendários ataques por vingança. 
"The Long Riders" era mais uma entrada (entre muitas) nos westerns sobre o bando dos irmãos James-Younger, os famosos assaltantes de bancos, mas também um dos esforços mais interessantes para cobrir o território. O realizador Walter Hill tem um dos seus melhores trabalhos por detrás das câmeras, o seu primeiro filme directamente no território do Western, com um certo pendor Peckinpah-esque (talvez um pouco demais, até) capturando a brutalidade e a violência sangrenta do pistoleiro ocidental. Hill tem fama de ser o verdadeiro sucessor de Peckinpah, a até chegaram a trabalhar juntos, e, definitivamente, este foi dos filmes que mais ajudou a criar o mito. 
Grande parte do filme conta a história da queda do bando dos irmãos James-Younger, como a agência de detetives Pinkerton conseguiria apanhá-los nas suas casas das famílias do Missouri, enquanto os cofres tornavam-se cada vez mais difíceis de arrombar. Para dar maior realismo, o elenco de irmãos na tela é interpretado por irmãos na vida real - os três Carradines (David, Keith e Robert) como os Youngers, os dois Quaids (Dennis e Randy) como o Millers, e dois Keaches (Stacy e James) como os irmãos James. Mesmo o elenco de apoio tem irmãos na forma de Christopher Guest e Nicholas Guest como os irmãos Ford. Curiosamente, os irmãos não são pintados nem como bons, nem como maus, eles têm respeito uns pelos outros, mas irão cometer alguns atos hediondos, incluindo assassinatos, que só pode ser visto como repreensível. 
O filme foi selecionado para a competição da Palma de Ouro. Foi o único filme de Walter Hill a ser selecionado para a Palma de Ouro, até hoje.

Link
Imdb

1 comentário:

Emanuel Neto disse...

Um bom western que, na minha opinião, tem como trunfo o facto dos protagonistas serem irmãos na vida real.
É um filme que já não vejo há muitos anos mas, assim que puder, vou revê-lo de certeza!