terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Constante (Constans) 1980

Witold (Tadeusz Bradecki) tem tratado da mãe doente, e tem um desejo profundo enraizado de escalar os Himalaias, onde o seu pai morreu numa escalada. Mas os seus sonhos começam a desmoronar quando a mãe sucumbe à doença e os problemas crescem no trabalho. A situação torna-se o suficiente ruim para embaralhar a vida de Witold, sem indicação de uma melhoria futura.
Apesar de não estar ao nível de "Illuminacja" ou "Barwy Ochronne" ainda é um dos filmes mais reconhecidos e premiados de Krzysztof Zanussi. Terminado pouco antes de Agosto de 1980, o mês das greves no estaleiro de Gdansk, seguido do Acordo de Gdansk, é frequentemente classificado como um exemplo do Cinema de Ansiedade Moral, e pretendia ser um exame crítico da era final do governo de Gierek, do Partido Comunista Polaco. Zanussi aborda os temas regulares dessa corrente (como corrupção, ambivalência e conformismo) mas também os complementa com os seus próprios motivos filosóficos, e , ao mesmo tempo, comenta o encontro entre a cultura polaca e as culturas estrangeiras.
Uma parte do filme precisava de ser filmado no exterior, no Nepal e na India. Isso levou a alguns problemas durante o processo de produção, pois os censores indianos monitoraram cuidadosamente se o filme não sobrepunha a imagem de pobreza do país. As autoridades na Polónia, por sua vez, tinham reservas consideráveis em relação ao tom do filme, com o Ministro da Cinematografia tentava forçar o realizador a introduzir mudanças significativas, ameaçando-o de, caso contrário, o filme não fosse enviado para Cannes. No entanto, a história teve um final feliz. O filme acabou por não ser censurado, e Zanussi teve um dos maiores prémios da sua carreira.

Link
Imdb

Sem comentários: