sexta-feira, 1 de março de 2019

Que Fizeram a Solange? (Cosa Avete Fatto a Solange?) 1972

Enrico ‘Henry’ Rossini (Fabio Testi) é um professor numa escola feminina em Londres e tem um caso com uma das suas alunas, Elizabeth (Cristina Galbó). Os dois amantes passeiam num barco a remos pelo rio quando Elizabeth pensa que vê uma jovem a ser perseguida por uma figura misteriosa empunhando uma faca na mão. Mais tarde Enrico descobre que uma das suas alunas foi assassinada e mais alunas irão morrer com Enrico a tornar-se o suspeito número um. Não lhe resta outra coisa senão começar a investigar para limpar o seu nome.
No cinema italiano Massimo Dallamano foi um dos muitos directores de fotografia que se tornaram realizadores. Como director de fotografia trabalhou em filmes importantes, como "Por um Punhado de Dólares" e "Por Alguns Dólares Mais", enquanto que como realizador não passou dos doze filmes, até à sua morte precoce aos 59 anos. "What Have You Done to Solange?" é um dos seus filmes do meio, e tem dois colaboradores para com quem ele tem uma grande dívida: Joe D'Amato, outro director de fotografia que se tornou realizador, não ainda neste momento, e Ennio Morricone, que Dallamano já conhecia de outras guerras, e que era sempre um colaborador de ouro. 
É a banda sonora de Morricone que evoca temas de uma inocência perdida, e em nenhum lugar isso é tão evidente como nos créditos de abertura tão enganadores, com um grupo de jovens raparigas a passearem nas suas bicicletas. A partir daqui o filme estabelece um tom ameaçador, logo com um crime a acontecer nesta cena de abertura. Embora o momento de carnificina seja breve, o impacto é de longo alcance devido à natureza horripilante do assassinato. O assassino esfaqueia a sua vítima, uma jovem, ma sua vagina com uma grande faca. 
Como um giallo, o filme tem todos os ingredientes que possam agradar aos seus fãs. Uma narrativa bem construída com um numero considerável de pistas ao longo do caminho para manter o interesse. A direcção contida de Dallamano também mantém a violência na maioria dos casos fora da tela, implicando mas não mostrando.

Link
Legendas
Imdb

Sem comentários: