sábado, 2 de março de 2019

Vícios Proibidos (Il tuo Vizio è una Stanza Chiusa e Solo io ne ho la Chiave) 1972

Oliviero é um escritor esgotado, vivendo na sua propriedade perto de Verona com a mãe a dominar a sua imaginação. Também é um degenerado: dorme com a empregada e uma ex-aluna, e humilha a sua esposa na frente de estranhos, que vive aterrorizada. Quando uma jovem é assassinada a polícia suspeita de Oliviero, e as coisas complicam-se quando a sua sobrinha bela, jovem e autoconfiante faz uma visita inesperada.
"Vicios Proibidos" era o quarto giallo de Sergio Martino, e a sua quarta tentativa para inventar emoção e entretenimento dentro do ambiente estilizado do giallo. Os seus três filmes anteriores mostravam um cineasta disposto a  desenvolver e expandir as convenções em que estava a trabalhar. Embora o desenvolvimento do argumento tenha alguma similaridades com "O Estranho Vício da Senhora Ward", desta vez está mais preocupado com a caracterização, motivações e psicologia das personagens.
A câmara está ansiosa por rondar a mansão, que na melhor tradição dos contos de Poe, funciona como uma metáfora para as iniquidades nauseantes dos seres humanos que vivem dentro das suas paredes. Irene não tem só que lutar contra o seu marido mas também contra o gato de estimação, Satan, e a forma como este a atormenta, principalmente atacando os seus adorados pombinhos de estimação, dá-nos uma pista claramente óbvia do papel de Irene dentro daquela casa.
Edwige Fenech aparece a meio da narrativa como a precocemente provocadora sobrinha de Oliviero. Qualquer filme como Fenech e Anita Strindberg tem de ser de visão obrigatória.
Legendas em inglês.

Link
Legendas
Imdb

Sem comentários: