terça-feira, 1 de janeiro de 2019

This Strange Passion (El) 1953

Francisco é rico, bastante rigoroso nos seus princípios e ainda é solteiro. Depois de conhecer Glória por acidente, está decidido a corteja-la até ela aceitar casar com ele, o que acaba por acontecer. Francisco torna-se num marido dedicado, mas aos poucos a sua paixão começa a revelar traços perturbadores. No entanto, Gloria encontra-se com cepticismo quando revela a sua preocupação aos conhecidos.
Em El, o realizador Luis Bunuel alega que a insanidade incontrolável pode crescer até mesmo nos homens mais racionais. Francisco imagina que o ex-amante da esposa os está a espiar. No inicio, os ciúmes manifestam-se em breves explosões de violência contra intrusos fantasmas. Mas a loucura do noivo floresce até que ela deixe de estar acessível aos outros. Bunuel alterna a desintegração de Francisco com os seus ataques normais ao catolicismo: a igreja não pode oferecer nada a este homem infeliz, a não ser mentir-lhe, que ele está curado, e no fundo todos sabemos que ele nunca estará. O critico William K. Everson acertou em cheio quando considerou o filme como "a mais cínica dissecação de um paranoico em loucura total". 
Realizado no auge do período mexicano de Luis Bunuel, "El" é um dos seus maiores filmes, apesar de ser pouco conhecido. Ironicamente, não tem nada de mexicano. É um simples retrato de um paranoico, que, como um poeta, "nasce, não é feito", diz o realizador na sua autobiografia.

Link
Imdb

4 comentários:

Ronan disse...

Feliz 2019 ao M2TM!!!

Obrigado por mais uma pérola da 7ª Arte.
E que este ano que agora começa seja rico em bons filmes.

Votos de Saúde e Felicidade para os responsáveis deste maravilhoso blog.

My One Thousand Movies disse...

Obrigado Ronan. Somos só um :)

Perrec disse...

Cara, o teu blog é simplesmente uma das coisas mais maravilhosas que existem, haha. Te desejo um excelente 2019. E uma coisa: como tu consegue ver tanto filme? hahah
Grande abraço e tudo de melhor sempre!

My One Thousand Movies disse...

Ora essa, é apenas mais um.

Um bom ano :)