segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Letter to Jane: An Investigation About a Still (Letter to Jane: An Investigation About a Still) 1972


Uma foto de propaganda de Jane Fonda a conversar com, ou talvez a ouvir, um militante vietnamita dá o ponto de partida para uma das análises semióticas mais rigorosas do cinema, entre Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, no singular "Letter to Jane: An Investigation About a Still". A base da questão aqui é: "Que papel devem ter os intelectuais na revolução?" e é complicada pela insistência de Godard no poder dos media para fornecer uma percepção sobre o poder do capitalismo.
Na esperança de evitar a armadilha de perpetuar o problema da imagem com ainda mais imagens, Godard e Gorin estruturam "Letter to Jane" como uma simples montagem fotográfica, graciando apenas com voiceover durante a qual os realizadores, à sua vez, leem segmentos de uma carta aberta preparada para a actriz. Uma vez que apenas as técnicas cinematográficas mais cruas são empregadas, a atenção do espectador é direcionada directamente para o comentário e as fotos que ele discute. 
Apesar do rigor, é estranhamente mais acessível do que a maioria das obras de Godard pós-1968. A sua única linha de narração e a escolha em focar em algumas imagens para análise facilitam a compreensão numa primeira visualização, sem qualquer conhecimento externo específico. 

Link
Legendas
Imdb

Sem comentários: