domingo, 27 de janeiro de 2019

Memento (Memento) 2000

Leonard (Guy Pearce) vive obcecado por encontrar a pessoa que provocou a morte da mulher e lhe causou uma forma de amnésia selectiva que o leva a apagar todas as reminiscências posteriores a esse acontecimento. Essa falha de memória, que não lhe permite reter os acontecimentos recentes, obriga-o a criar estratégias para fixar as informações importantes do dia-a-dia: polaróides anotadas, notas dispersas, um volumoso arquivo e informações tatuadas no próprio corpo. Mas, ao mesmo tempo que a investigação avança, questões mais complexas vão surgindo: Quem é ele? Quais são as pessoas de confiança? Quanto mais procura pela verdade, mais Leonard se vê enredado na incerteza…
Apesar de ser uma das joias mais negligenciadas do início do século 21, "Memento" ganhou popularidade por ser um dos mais únicos "whodunnits" a saír para as salas em muitos anos. Embora se enquadre no grupo dos filmes populares que tem sido norma nos últimos anos, "Memento" consegue escapar deste grupo já que a forma como a narrativa se desenvolve (cada cena tem lugar no dia antes da última) é ela própria um truque. É uma óptima ideia que funciona engenhosamente, de tal forma que, quando todas as peças parecem estar a encaixar-se, mais dúvidas persistem.
"Memento", apesar de ser único no seu estilo em muitos aspectos, provavelmente deveria ser mais visto como um filme evolucionário do que revolucionário. Dentro dos limites da trama, "Memento" é, na sua essência, um thriller, com manipulações que seriam previsíveis dentro dos limites usuais do género. Onde "Memento" se separa do resto é no caminho com o qual o realizador/ argumentista Christopher Nolan escolheu contar a sua história, através de flashbacks de flashbacks de um homem que não se lembra de nada. Em vez disso ele confia o seu julgamento com base nas anotações e fotos que ele tira diariamente, construindo o caso de um assassinato usando os factos e sentimentos que podem ocorrer a qualquer momento, para ajudá-lo no dia a dia.

Link
Imdb

Sem comentários: