quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Day of the Fight (Day of the Fight) 1951

Inspirado pelo seu ensaio fotográfico para a revista Look, chamado “Prizefighter”, Stanley Kubrick reuniu uma equipa para produzir um documentário de boxe, e filmou em narrativa simples a rotina diária de um pugilista premiado chamado Walter Cartier, que culminará com um combate contra um dos seus rivais.
Focando-se em Walter Cartier como assunto, esta curta de 16 minutos tem um pouco mais de tempo que uma reportagem para um noticiário, mas segue um estilo narrativo muito mais fluído, com recursos visuais e de edição superior à estrutura instável do formato padrão. O filme é composto por três partes: uma introdução mostrando a atmosfera de uma luta de boxe, uma parte central onde somos apresentados a Walter e ao seu irmão gémeo Vincent que também é seu treinador,  e a parte final onde Cartier luta contra Bobby James no Laurel Gardens.
Os noticiários por vezes baseiam-se na narração para preencher as imagens perdidas e suavizar as lacunas de continuidade. A abordagem de Kubrick era mais literária, porque o conceito estava mais alinhado com o ensaio que ele próprio tinha feito para a revista Look. No filme ele captura as ruas sujas de Nova Iorque, as personagens do mundo do boxe, a vida difícil de um lutador, usando visuais dramáticos e uma narrativa cheia de factos, aspectos típicos do melhor fotojornalismo que, muitas vezes capturavam sérios sociais que os estúdios tendiam a transformar em melodramas.
Era o filme de estreia de Stanley Kubrick, então com apenas 23 anos. Infelizmente o filme não tem legendas. 

Link
Imdb

1 comentário:

Ronan disse...

Os primeiros passos de um grande mestre.
Pergunto-me até que ponto - quando estava a fazer o "Spartacus" - Kubrick se lembraria dos momentos passados com aquele gladiador do século XX.