terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Je Vous Salue Sarajevo (Je Vous Salue Sarajevo) 1993



Um curta-metragem com apenas dois minutos de Jean-Luc Godard, por vezes pode dizer mais do que muitas longas metragens. O filme inteiro tem uma foto a ser mostrada com narração off pelo próprio realizador. No início do filme vemos apenas alguns fragmentos da foto, mas ao longo do tempo vemos mais fragmentos a serem revelados, até que vemos soldados com armas de pé sobre algumas pessoas deitadas no chão. A narração tenta ligar o mundo real à arte, e a narração escrita é muito forte. 
O que funciona tão bem aqui é o modo como Godard montou o filme, como uma única foto pode ter diferentes significados se vista de forma diferente. Embora não tenha nada de inovador, é um trabalho interessante para ser visto pelos fãs do realizador, e não só. 
Legendas em inglês, em anexo. 

Link
Legenda
Imdb

3 comentários:

Perrec disse...

Não tem legendas em português?

My One Thousand Movies disse...

Não tem não. Só em inglês.

Maria Lemos disse...

Gostei muito. Vi três vezes de seguida. Além do grande plano do cigarro na mão do soldado que se prepara para pontapear o civil deitado no passeio, teria também mostrado que este está a usar os óculos na cabeça, deixando com certeza a sua maléfica expressão facial completamente a descoberto. É uma fotografia brutal. E o texto do Godard modifica a nossa percepção da mesma. Distinguir a cultura da arte, através da regra e da excepção, do dito e do não dito. E nós que as vemos sempre ligadas...
Há uma interrogação no nome do pintor, na legenda, «Cézanne» aparece «C?zanne», engano na tecla? Confusão entre a tecla do acento agudo e a do apóstrofe?
Mais uma vez obrigada ao Luís Mendonça e ao Francisco Rocha por nos enriquecerem.