terça-feira, 30 de outubro de 2018

Sita Sings the Blues (Sita Sings the Blues) 2008

O filme é sobre Sita, a deusa hindu do épico "The Ramayana" que acompanha Lord Rama num exílio de 14 anos numa floresta. Sita é raptada por Ravana, o governante de Lanka. O filme conta a história de Sita com Rama, ao mesmo tempo que conta a história biográfica da relação da realizadora com o marido.
Parte autobiografia, parte mitologia, parte musical...uma fusão de elementos surpreendentemente originais que fazem desejar que hajam mais filmes como este. Nina Paley apresenta a dissolução do seu casamento depois do marido aceitar um emprego na Índia. Ela transporta isso do conto hindu de Ramayana, no qual Sita permanece firme na sua devoção a Rama, apesar do tratamento insensível que tem em troca. A história é ainda mais envolvida por canções da década de 20 cantadas por Annette Hanshaw, em sequências musicais que ilustram a história de Sita. Não existem factos exactamente paralelos entre os fios narrativos da vida real de Paley e as aventuras de Sita, mas a dor é a mesma. E no processo Paley também demonstra como podemos usar a nossa dor para criar mais arte.
Também é um testemunho glorioso do mundo da animação, especialmente da animação por computador. Paley utiliza a tecnologia como uma ferramenta para criar estilos muito diferentes, cada um agradável e/ou encantador e/ou deslumbrante à sua maneira. O filme também inclui um intervalo de 2:30 minutos no qual os personagens se movimentam e obtêm comida, e os sons da audiência são ouvidos. As cortinas abrem após o intervalo para uma dança fabulosa coreografada com uma fantástica música indiana.
Filme escolhido pela Vanessa S. Dias.

Link
Imdb

1 comentário:

Nuno Guronsan disse...

Oi, Chico! Tudo bem?
O link está correcto? Vai dar a um ficheiro txt.
Abraços,
Nuno