sábado, 6 de outubro de 2018

Bandidos (Bandidos) 1967

O famoso pistoleiro Richard Martin viaja num comboio que é assaltado por Billy Kane, um antigo aluno seu. Kane poupa Martin, mas dispara sobre as suas mãos, que fica incapacitado de disparar. Anos depois, Martin encontra um condenado que escapou da prisão, injustamente acusado pelo assalto ao comboio. Começa a treiná-lo, e os dois vão procurar Billy Kane.
"Bandidos" permanece desconhecido no grande fluxo dos westerns spaghetti que inundaram o mercado em finais da década de sessenta, presumivelmente porque tanto o realizador Massimo Dallamano e o protagonista Enrico Maria Salerno são desconhecidos para o género. Mas isso não é totalmente verdade, Dallamano foi director de fotografia nos dois primeiros filmes dos dólares, e  Enrico Maria Salerno dobrou Eastwood nas versões italianas da trilogia dos dólares. Salerno também era a primeira escolha de Leone para o papel de Mr. Choo Choo Morton, o vilão de "Aconteceu no Oeste".
Com o ex-director de fotografia no leme, não é de admirar que o filme pareça óptimo. Até há uma cena no assalto do comboio que pode ter inspirado uma parecida em "Aconteceu no Oeste". Alex Cox, realizador que já passou por aqui, e especialista em western spaghettis, acha que Dallamano fez "Bandidos" por frustração. Ele ajudou a estabelecer as convenções visuais do género, mas foi descartado para a terceira e última parte da famosa trilogia. "Bandidos" é, na verdade, um filme sobre traição, e uma variação do familiar tema "professor-aluno", no qual, neste caso, um mestre é enganado por um aluno. Seria também a única incursão de Dallamano no western como realizador, com o realizador a ficar mais conhecido pelo giallo "Cosa Avete Fato a Solange?", realizado alguns anos depois. 
Filme escolhido pelo Pedro Pereira.

Link
Imdb

1 comentário:

Emanuel Neto disse...

Um bom western, não muito conhecido, é verdade, e que explora a fórmula "mestre contra aluno", tal como foi bem referido nesta resenha.
Provavelmente, o western-spaghetti mais famoso cujo tema é a luta entre aluno e mestre é "I Giorni Dell'Ira", que em Portugal chama-se "Gigantes em Duelo", com Lee Van Cleef e Giuliano Gemma.
Eis o link sobre este filme no nosso blogue:

http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com/2009/07/i-giorni-dellira-1967-realizador-tonino.html