quarta-feira, 10 de outubro de 2018

The Lottery (The Lottery) 1969

Trabalho mais famoso de Shirley Jackson, e uma das curtas histórias mais famosas de todos os tempos, é sem dúvida este “The Lottery", um conto que ela publicou nas páginas do The New Yorker em 26 de Junho de 1948. Em 1969 Larry Yust dirigiu uma curta metragem como parte da  Encyclopedia Britannica’s Short Story Showcase, uma série de filmes educativos para serem exibidos em salas de aula. A história deste filme talvez seja um pouco chocante para ser exibida numa sala de aulas, mas foi das de maior sucesso na série. 
O filme começa com o público da cidade a participar numa lotaria. Enquanto conversam entre si ficamos a saber muito sobre a loteria. Tem lugar sempre no dia 27 do mês. Deve acontecer anualmente porque o  Old Man Warner participa há 77 anos. A loteria deve ter começado como uma espécie de ritual pagão ligado ao cultivo. O que não sabemos até ao climax é qual é o prémio por ganhar a "loteria". Não vou revelar aqui qual é o "prémio", mas para aqueles que não estão familiarizados com o conto,  Shirley Jackson escreveu por exemplo "The Haunting".
"The Lottery" da Encyclopedia Britannica Films foi escrito e realizado por Larry Yust, que hoje é mais conhecido pelo seu trabalho como fotógrafo, que podem ver aqui. Yust era graduado pela Universidade de Stanford, com um diploma em artes teatrais. O seu pai trabalhou como editor na Encyclopedia Briticannica.
Curta metragem sem legendas.
Filme escolhido pelo Pedro Salgado de Oliveira.

Link
Imdb

Sem comentários: