terça-feira, 9 de outubro de 2018

Aguenta-te, Canalha! (Giù la Testa) 1971

No México, na altura da revolução, Juan, o líder de uma família de bandidos, conhece John Mallory, um expecialista em explosivos do IRA em fuga dos britânicos. Ao ver a habilidade de John com explosivos Juan decide convencê-los a juntar-se aos bandidos para um assalto ao banco de Mesa Verde. Entretanto John fez contacto com os revolucionários, e pretende usar a sua dinamite neste serviço. 
Muito possivelmente a menos apreciada das obras-primas de Sérgio Leone, "Giù la Testa" pode não ter a presença icónica de Clint Eastwood, mas tem um argumento inteligentemente escrito e um realizador no pico dos seus poderes. É uma espécie de comédia, apesar do tratamento sério da guerra contra a opressão, com fortes comentários sobre como o poder elitista usava as classes mais baixas sem instrução, para cumprir as ordens enquanto continuam a recolher recompensas dos seus esforços. Enquanto muitos espectadores vai apreciar muito mais a comédia e a acção, é realmente a compaixão de Leone para com as lutas de classe que elevam este filme a um dos melhores westerns spaghetti de sempre.
O filme não se esforça para ter muita precisão histórica, mas permanece vital como uma alegoria interessante celebrando as virtudes do homem comum e os vícios dos poderosos e ricos. Em muitos aspectos, é um filme de tendências esquerdistas, não muito diferente de muitos que eram populares naquela época, mas não é um comentário a nenhum evento em particular, mas sim a uma ideologia. Embora não seja o clássico do género como outros filmes de Leone, a sua complexidade faz com que mereça a pena uma visualização.
Filme escolhido pelo Marco Santos.

Link
Imdb

1 comentário:

Emanuel Neto disse...

Acho que é o filme mais fraco de Leone, embora tenha alguns belos momentos.
Parece que a relação de Steiger com Leone não foi muito pacífica. Já com Coburn correu tudo às mil maravilhas.
Há, no entanto, um pormenor interessante mas que passa quase sempre despercebido: o nome do irlandês é "John" ou "Sean"? Quando Juan lhe pergunta o nome, ele distraído diz "Sean" mas quando Juan repete a pergunta, ele parece que acorda e responde "John".
Para alimentar ainda mais a dúvida, na canção pertencente à banda sonora do filme ouve-se "Sean, Sean, Sean".
Eis um exemplo ao vivo:

https://www.youtube.com/watch?v=Wmdu9VAkZ4s