sábado, 5 de março de 2016

Richard Harris

Houve uma altura em que as pessoas do cinema dificilmente poderia mencionar o nome de Richard Harris sem usar o epíteto "Hellraiser". Esta reputação era mais merecida que a dos seus companheiros de bebida, e companheiros celtas, Richard Burton e Peter O'Toole, com os quais tinha muito em comum. Todos eles começaram por ser uma grande promessa, primeiro nos palcos e depois nas telas, mas muito do seu talento foi dissipado em filmes veículos indignos do seu nome, com alguns flashes de génios, que eles eram.
Dos três Harris é o menos conhecido, e reconhecido, com a sua carreira a dividir-se em três fases: o jovem rebelde de cabeça quente de "This Sporting Life", o masoquista macho de "A Man Called Horse" ou "Man in the Wilderness", e o herói de acção pura de "Wild Geese". Acabaria a carreira como o sábio de barba grisalha de Harry Potter".
Depois do período menos glorioso de meados dos anos 70 e 80, período em que se tinha tornado numa auto paródia, ao participar numa série de filmes sem interesse, ganhou renovado respeito pela sua interpretação nomeada ao Óscar de "Bull" McCabe, o irrascível agricultor que lutava para salvar a sua terra em "The Field".
Esta semana vamos conhecer um pouco deste actor, vendo uma série de filmes seus. Esperemos que seja do vosso agrado.



Filmes que passarão esta semana:

- This Sporting Life (1963), de Lindsay Anderson

- Il Deserto Rosso (1964), de Michelangelo Antonioni

- Major Dundee (1965), de Sam Peckinpah

- The Heroes of Telemark (1966), de Anthony Mann

- A Man Called Horse (1970), de Elliot Silverstein

- Cromwell (1970), de Ken Hughes

- Man in the Wilderness (1971), de Richard C. Sarafin

- The Field (1990), de Jim Sheridan

Sem comentários: