domingo, 6 de março de 2016

Jogador profissional (This Sporting Life) 1963

Frank Machin é um brutamontes que trabalha numa fábrica britânica. Desesperado por conseguir uma vida melhor, ele entra para a equipa de rugby local. A sua agressividade impulsiona a ascensão meteórica no clube, conquistando fãs e respeito, mas também alguns inimigos. Involve-se com uma viúva, mas a sua natureza agressiva impede-o de a conquistar como queria...
Dirigido por Lindsay Anderson, e adaptado por David Storey do seu próprio livro, "This Sporting Life" é um dos melhores exemplos do Novo Cinema Britânico, que esteve muito em voga durante os anos sessenta. Exemplifica tudo o que de mais interessante foi feito ligado a este movimento. O cenário da classe trabalhadora como pano de fundo,  uma fotografia a preto e branco sombria, mostrando a luta de um jovem com mais emoção do que cabeça, tentando conquistar o seu caminho num mundo que aparentemente não tem lugar para ele.
Interpretado por Richard Harris, Frank é uma força da natureza, um animal a tentar viver entre os humanos. Harris tinha 33 anos quando interpretou este papel, o seu primeiro de destaque, embora no ano anterior já estivesse entrado no elenco de "Os Canhões de Navarone", e conseguiu deste modo a sua primeira interpretação para o Óscar. A actriz Rachel Roberts, no papel da viúva, conseguiu igualmente uma nomeação para os Óscares. Seria o filme de estreia do britânico Lindsay Anderson, embora este já tivesse uma longa carreira em curtas e filmes para TV.

Link
Imdb   

Sem comentários: